Atualize seu navegador!
Exames de PSA e TSH



Exame do PSA para prevenir o câncer de próstata.


O câncer de próstata é um mal que preocupa. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, as maiores taxas médias de câncer de próstata no Brasil estão no Distrito Federal e em Goiânia. A partir dos 40 anos de idade todo homem deve fazer o exame da próstata.



A próstata é uma glândula localizada próximo à bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções prostáticas são  o maior componente do líquido seminal (ou esperma).

O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Quando diagnosticado precocemente é perfeitamente tratável, mas nas fases iniciais não há sintomas: o tumor somente é detectado em exames clínicos e laboratoriais de rotina que são o toque retal e a dosagem do antígeno prostático específico ou PSA, realizado pelo Laboratório da Apae de Anápolis. Este último não substitui o toque, mas indica ou não a necessidade de fazê-lo.

Exame do TSH para diagnóstico do hipotireoidismo e hipertireoidismo.


Entre as mulheres existe a necessidade de se diagnosticar precocemente problemas na Tireóide, cuja incidência aumenta com a idade e é quatro vezes mais freqüente em pessoas do sexo feminino.



A tireóide é uma glândula localizada no pescoço e tem a função de controlar o metabolismo do organismo humano.

O hipotireoidismo é a produção em menor escala de hormônio tireoideano. Já o hipertireoidismo acontece quando a glândula produz hormônio em excesso.

Os distúrbios da Tireóide são quatro vezes mais freqüentes nas mulheres, e tanto um como outro podem causar irregularidade menstrual e infertilidade.

No passado eram, em geral, diagnosticados quando já estavam em estágio avançado. Hoje, o exame de TSH (hormônio estimulador da Tireóide) realizado pelo Laoratório da Apae de Anápolis possibilita o diagnóstico em fase muito precoce, permitindo um tratamento mais rápido e eficaz.

Campanhas de prevenção para homens e mulheres em parceria com as prefeituras.

 

O laboratório da APAE de Anápolis oferece a todas as prefeituras do estado de Goiás a oportunidade de implantação das Campanhas de PSA, para prevenir o câncer de próstata, e TSH, para diagnosticar problemas na tireóide.

A prefeitura disponibiliza o local e pessoal de apoio e a equipe da APAE faz a coleta. Além disso a APAE também dispõe da orientação de médicos especialistas, que estarão à disposição dos municípios para esclarecimento de dúvidas.

Dezenas de municípios já realizaram campanhas em parceria com a Apae de Anápolis com resultados plenamente satisfatórios.

VOLTAR